PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 43658 > CERIMÔNIA MILITAR EPCAR INICIA 2025 COM RECEPçãO DE NOVOS FUTUROS ALUNOS

CERIMÔNIA MILITAR

EPCAR inicia 2025 com recepção de novos futuros alunos

Publicado: 2025-01-17 10:16:11
A Escola contou com cerimônias de troca de Comando do Grupo de Segurança e Defesa (GSD-BQ) e do Grupo de Saúde (GSAU-BQ)

 A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), deu início ao ano de 2025 com dois eventos de grande relevância: recepção de 117 novos alunos aprovados para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), além das cerimônias de troca de Comando do Grupo de Segurança e Defesa (GSD-BQ) e do Grupo de Saúde (GSAU-BQ).

Ambas as ocasiões destacaram a tradição, o compromisso com a formação de líderes e o início de novas jornadas rumo ao futuro da Força Aérea Brasileira (FAB). 

EPCAR recebe novos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar 2025 

Com 26.618 inscritos no concurso, 117 candidatos aprovados deram início ao Estágio de Adaptação Militar (EAM), na EPCAR, no último fim de semana. A Escola, reconhecida como a melhor Instituição pública de ensino médio do Brasil, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, realizou, nos dias 11 e 12/01, cerimônias que marcaram o início das atividades do CPCAR. 

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz, recepcionou os novos alunos e reforçou a missão de formar futuros líderes da FAB. “Nosso objetivo é oferecer uma formação militar sólida e garantir um ensino médio de excelência, alinhado à Base Nacional Comum Curricular. Aqui, desde cedo, aprende-se a liderar”, destacou. 

Entre os novos alunos, histórias de superação e dedicação chamaram atenção. Miguel Melo da Silva, de 17 anos, foi o primeiro colocado no processo seletivo. “Estudei intensamente, desde manhã até a noite, para realizar esse sonho. Graças a Deus, deu certo!”, contou o jovem, natural de Nilópolis (RJ). Já Levyh Thompsom Ferreira, segundo colocado, viu na EPCAR a oportunidade de concretizar o sonho de seu pai, que não pôde ingressar na Escola. “Levyh se dedicou ao máximo, estudando até 10 horas por dia”, relatou sua mãe, Paloma Ferreira.

Transposição do Portão e Rotina Militar

A tradicional cerimônia de Transposição do Portão e Rotina Militar, realizada no domingo (12/01), marcou oficialmente o início da jornada dos novos alunos como parte da Turma de 2025. Este ano, o Estágio de Adaptação trouxe inovações no acompanhamento pedagógico e psicológico, reforçando o suporte aos alunos. 

A EPCAR, conhecida como a Nascente do Poder Aéreo, é uma porta de entrada para a formação de Oficiais Aviadores da FAB, com continuidade na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). A estrutura de ensino, associada aos valores e à disciplina militar, é um marco na preparação dos futuros líderes da Aviação Brasileira.

Cerimônias marcam troca de Comando na EPCAR

A EPCAR realizou as solenidades de passagem de Comando do Grupo de Segurança e Defesa (GSD-BQ) e do Grupo de Saúde (GSAU-BQ). Os eventos ocorreram na sexta-feira (10/01) e na segunda-feira (13/01), respectivamente, e foram presididos pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, com a presença de autoridades civis e militares. 

O Major de Infantaria Antonio Claudino Silva Júnior assumiu o GSD-BQ, sucedendo o Major de Infantaria Gustavo Moura de Oliveira, que destacou a experiência de comandar na EPCAR. "Aqui, amadureci como oficial e líder, sempre colocando a missão acima dos interesses pessoais", afirmou. O novo Comandante, com experiência em operações especiais e uma trajetória de quase 20 anos na FAB, enfatizou a importância de entender as demandas do Grupo para redistribuir tarefas e fortalecer a missão. 

No GSAU-BQ, o Tenente-Coronel Médico André Luiz Villalba Codorniz assumiu o Comando, sucedendo a Coronel Médica Luciana Horovitz, que agora dirigirá o Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), sediado no Rio Grande do Sul (RS). Durante sua gestão, a Coronel Luciana Horovitz destacou a eficiência nos processos e as melhorias na infraestrutura e atendimento médico, reconhecidas nacionalmente pelo Prêmio “Quali Sisau 100”. 

O Tenente-Coronel André Villalba, natural de Santa Maria do Suaçuí (MG), médico especialista em pediatria e cardiologia, comprometeu-se a continuar o legado de excelência e enfrentar os desafios da gestão financeira no setor de saúde. "É uma grande responsabilidade honrar o trabalho dos meus antecessores, sempre buscando inovações e avanços para atender melhor a nossa população", afirmou. 

As cerimônias incluíram desfiles das tropas e celebrações que reforçam a dedicação dos novos comandantes em suas missões. 

Fotos: Sargento Domingos e Soldado Teodoro / EPCAR